top of page

Doutor não consigo engravidar, devo procurar auxílio? Quais são os tratamentos que existem? Quais sã


Recomenda-se a casais que estão tentando engravidar há um ano, cuja mulher possua idade menor que 35 anos procure atendimento médico para investigação e orientação, quando a parceira apresenta a idade maior que 35 anos o casal tem que programar a consulta após seis meses de tentativa.

A individualização do tratamento é fundamental, pois além de proporcionar uma relação de custo benefício adequado ao casal também proporciona menos estresse físico e emocional; para isso o médico solicitará uma série de exames para poder identificar as prováveis causas da infertilidade e através deles propor a melhor terapêutica.

A área terapêutica da infertilidade teve grandes avanços, porém em muitos casos o uso de medicações simples, como indutores orais da ovulação, é suficiente, com ou sem auxílio de métodos, como a ultrassonografia, para determinar o período fértil e o desenvolvimento do óvulo; quando os tratamentos mais simples não surtem em resultados ou quando os exames indicam a necessidade de técnicas mais complexas, será proposto ao casal o uso da inseminação intrauterina e da fertilização in vitro. O primeiro consiste no uso de medicações estimuladoras do desenvolvimento do óvulo e a coleta de sêmen com a injeção do mesmo no interior do útero no período da ovulação. O último tem como princípio a coleta de óvulos, após o estimulo medicamentoso destes, com posterior fecundação em nível laboratorial com o espermatozoide do marido colhido na grande maioria das vezes através da masturbação; após o desenvolvimento dos embriões eles serão transferidos em média no terceiro ou quinto dia desenvolvimento para a cavidade uterina da mulher.

O mais importante é que o casal procure hábitos de vida saudáveis, pois sabe-se que excesso de peso, o consumo de álcool e o tabagismo, possuem impacto negativo sobre a fertilidade, sendo assim, muitas vezes, só o fato do casal perder peso pode resultar na tão esperada gestação. Agora, não se deve perder muito tempo à procurar ajuda médica, visto que o fator de maior peso sobre o sucesso é a idade do casal, principalmente a idade da mulher, assim caso vocês estão tentando engravidar e se enquadrem nas situações descritas na introdução, por favor, procurem algum profissional.

Dr. James Kageyama Coelho, Médico Ginecologista com especialização em medicina fetal, ginecologia endócrina e reprodução humana. Reconhecido em sua área de atuação (Reprodução Humana), atende na região de São Bernardo do Campo,

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page